Frete grátis em compras acima de R$ 699

O QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE FACAS

Blá blá blá 

Recebemos diariamente muitas perguntas que dizem respeito a algumas falácias do Mundo da Cutelaria e Churrasco.

Realmente o que podemos dizer é que muitas dessas dúvidas, são na verdade informações distorcidas da realidade…

Mas nós da Besteck estamos sempre tentando lhe proporcionar o melhor em conteúdos sobre tudo que temos dentro desse Mundo… E sim, fazer de você com certeza um Mestre Churrasqueiro, porque esse realmente é nosso objetivo…

E por isso trouxemos para você algumas coisas que ninguém te conta sobre as facas:

O FIO NAVALHA NÃO É BOM PARA CORTAR NO CHURRASCO

A Faca ideal para Churrasco precisa ter um micro serrilhado no fio para dar o ‘’agarre’’ na carne e consequentemente cortar a carne… Porque? Porque a Carne quando está assada ela tem aquela crosta que é aquela ‘’casquinha’’ por cima, essa ‘’casquinha’’ se você tem uma faca com um fio muito liso, ela acaba deslizando e não corta, ou seja, a faca com o Fio Navalha não corta carne com maestria, mesma lógica que você usar uma faca lisa para cortar um pão, você não vai cortar pois ela tem aquela ‘’casquinha’’ em cima…

QUANTO MAIS DURA FOR A FACA, MAIS DIFÍCIL SERÁ PRA AFIAR

Quanto maior for o Grau de Dureza (HRC) da faca, mais difícil será para afiar…E quanto mais difícil for para afiar, mais vai exigir que a pessoa tenha habilidade e também Pedras Especiais, de alta qualidade. Uma Faca de 53 a 55 HRC (Dureza), seria ideal para maioria dos usos.

As Facas de Alta Dureza são em sua maioria japonesas (somente um exemplo), muito usadas em comidas frias, ou seja, peixes, legumes, onde  dificilmente vai se perder o fio… Mas quando perde, eles usam as pedras japonesas (que são consideradas as melhores para afiação) para reafiar essas facas…

NÃO É PORQUE A FACA É PESADA, QUE ELA É MELHOR DE CORTE

Muita gente acha que uma faca pesada é melhor de corte, mas esse mito muitas vezes não é real.

O que determina o poder de corte além de uma Dureza exata e uma boa afiação, é principalmente a geometria do fio… Uma geometria de Fio Flat ou Convexo, é muito melhor que uma Afiação Côncavo (tipo um MACHADO).

Outro ponto interessante também, é a espessura da faca, quanto mais fina, mais leve e mais precisa no corte!

A FACA SEM CORTE É MAIS PERIGOSA

É importante mantê-las sempre bem afiadas, pois facas sem corte são mais perigosas, acredite. Isto porque sem corte, é preciso usar força, aí já viu. Faca NUNCA deve ser usada com força.

Se não estiver cortando bem passe a Faca na Chaira, se não adiantar é preciso amolá-la na pedra ou algo semelhante.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Clique para conversar agora conosco.