Frete grátis em compras acima de R$ 699

DIFERENÇA ENTRE PEDRA DE AFIAR E CHAIRA

Pedra de afiar
A pedra de amolar, ou pedra de afiar, é uma pedra usada para afiar facas ou outros instrumentos cortantes. Pode ser fabricada com materiais abrasivos ou retirada da natureza. Tem formatos variados como a redonda e quadrada. … Deve-se usar a pedra sempre úmida para facilitar a afiação da faca.

A principal função da pedra de afiar é gerar um desbaste preciso e com ângulo linear ( Para tal, necessitará muita prática). Uma vez que o desbaste é feito em toda a extensão do fio e mantido o mesmo ângulo dos dois lados do fio, o resultado será obtido.

Utiliza-se várias granulometrias de Pedras para ir dando “acabamento”. Aconselha-se iniciar a afiação com a granulometria entre 320 e 400, seguindo para a 600, 1000, 2000 e algumas pedras Especiais com até 6000 e 10000.

Chaira

Erroneamente muitas pessoas acreditam que a Chaira afia a faca, mas na realidade ela somente tem a função de assentar o fio.

Vamos voltar lá na afiação com pedras, aonde o desbaste angulado proporciona um fio em Plano inclinado de formato triângular, popularmente conhecido como “cunha”. Após Utilização com frequência, o formato triangular da extremidade do fio poderá dobrar ou até mesmo “Cegar”.

Será nesse momento que a utilização de forma adequada  da chaira realinhará o fio.

Após várias utilizações seguidas da chaira com intuito de realinhar ou devolver o fio original, a faca acaba perdendo o ângulo original, sendo assim necessário retornar ao processo de afiação com pedras e devolver o ângulo desejado.

 

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Clique para conversar agora conosco.