Frete grátis em compras acima de R$ 699

MANUTENÇÃO DE FACA EM AÇO CARBONO – COMO CONSERVAR?

Facas artesanais feitas em Aço Carbono são muito apreciadas tanto pela capacidade de retenção de fio, qualidade de corte e alta durabilidade. Um dos únicos contrapontos é a fácil oxidação do material quando não é manuseado da maneira correta pelo seu usuário.

Por isso preparamos esse artigo para você. Seguindo as indicações você vai manter a sua faca como nova por gerações…

Começaremos pelos produtos usados para a limpeza da sua faca.

Utilize somente água e sabão ou detergente neutro.

Isso é mais do que o suficiente para uma ótima higienização. Outros tipos de produtos trazem muitos componentes agressivos que podem danificar a lâmina com o tempo. Evite também a todo custo esponjas de aço e dê preferência sempre pelo lado mais macio da esponja convencional.

Para evitar a oxidação da lâmina, assegure-se de secá-la por completo depois de limpa, sem deixar umidade na mesma. Ainda aconselhamos que você passe um óleo por toda a extensão da lâmina para evitar qualquer oxidação por umidade. ( Indicamos o Knife Protector da Besteck ).

Outra Pergunta antes de prosseguir.

–  Precisa guardar a sua faca por vários dias?

Depois de realizar os passos anteriores envolva a sua faca em filme de PVC, o famoso plástico filme, e passe uma fita onde o fio da lâmina está para que não corte essa folha de PVC.

Por que não posso guardá-la diretamente na bainha por muitos dias?

– Mesmo que o material da bainha seja da mais alta qualidade, ainda pode conter traços de sais ou outros elementos que vão danificar a sua faca. Por isso o cuidado em envolver ela com o filme de PVC. A fita servirá como uma proteção para que o filme não seja cortado ao ser pressionado quando guardar a lâmina na bainha.

E mesmo que você a utilize diariamente, evite deixá-la solta com outras facas e utensílios para não sofrer lesões.

Checklist para manter a sua faca sempre nova:

• Não deixe sua faca suja após o uso. Ácidos e sais presentes nos alimentos podem manchá-la ou até mesmo oxidá-la rapidamente.

• Após o uso, lave sua faca em água corrente e sabão ou detergente neutro. É fundamental secá-la bem.

• Antes de guardar sua faca, unte a lâmina com ao menos 3 gotas de óleo mineral alimentício ou o Knife Protector ( atóxico) da Besteck, para protegê-la contra oxidação.

• Não recomendamos o uso de óleos vegetais para proteger a lâmina, pois estes podem oxidar com o tempo e gerar mau cheiro e/ou manchas na lâmina.

• Para guardar sua faca na bainha, recomenda-se envolver a lâmina em filme PVC para evitar que o couro da bainha absorva o óleo presente na lâmina, desprotegendo a mesma.

• Ao limpar sua faca, utilize o lado macio das esponjas. Jamais utilize esponjas de aço ou demais materiais abrasivos, pois estes poderão cegar o fio, riscar a lâmina ou até mesmo afetar o acabamento da sua faca.

DICAS EXTRAS para preservar o fio da lâmina:

• Evite raspar a lâmina em espetos de churrasco ao servir.

• Não utilize tábuas de mármore, granito, vidro, etc. A dureza destes materiais poderá afetar o fio da sua faca facilmente.

• Tenha destreza ao utilizar chairas e pedras de amolar. Quando for necessário, afie sua faca com calma e perfeição.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Clique para conversar agora conosco.