Frete grátis em compras acima de R$ 699

MADEIRAS ESTABILIZADAS

Aprenda mais sobre esse material usado na cutelaria

Por serem materiais versáteis, elas vem ganhando cada vez mais espaço na cutelaria artesanal. Sua estética é um dos motivos principais e oferece um ótimo custo benefício para os cuteleiros e seus projetos.

Um fato determinante é a escolha das madeiras para os cabos, que assegura a funcionalidade e durabilidade das facas. Para torna-la durável precisa passar por um processo de estabilização e assim sendo menos propensa a deformações ou rachaduras que a madeira não tratada.

Existem vários outras vantagens como o aumento da densidade da madeira, sua proteção contra a ação de fungos, bactérias e até mesmo do tempo, uma vez que ao ser estabilizada, as propriedades da madeira são modificadas, fazendo com que ela ganhe mais massa, impermeabilidade e resistência.

Fazendo o processo de estabilização, ele altera as propriedades básicas da madeira e torna viável a utilização de madeiras que naturalmente possuem uma densidade menor ou ainda que são procedentes de lugares da árvore que não estão próximas ao cerne, como as raízes ou até mesmo madeiras que sofrem com os fungos.

Mas e aí Besteck, como é feito processo de estabilização de madeiras? ????

É bem simples.

Ele é efetuado em peças de madeira macia com teor de umidade inferior a 10%. Então, é colocado em uma câmara de vácuo com a resina o suficiente para que ela fique totalmente imergida, mudando os bolsões de ar por toda estrutura de grãos, criando um espaço denso que é impermeável as mudanças de umidade e aumentando o peso, a densidade e a dureza da peça, o que deixará a peça mais fácil de lixar e obter um acabamento uniforme.

Depois de feito todo o processo, a madeira estabilizada será trabalhada com ferramentas normais como qualquer outra madeira.

 

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Clique para conversar agora conosco.