Frete grátis em compras acima de R$ 699

FACAS E SUAS ANGULAÇÕES DE AFIAÇÃO

Todo mundo quer uma Faca afiadíssima, faca navalha, mas saiba que isso só será possível se sua faca é uma Faca Fina de Dorso.

O QUE SERIA UMA FACA FINA DE DORSO?

Uma faca com espessura de dorso entre 1,5mm a 2mm, a partir dai, você poderá, através das técnicas de afiação obter uma angulação que permitirá ter esse Fio Navalha.

Vamos lá, antes que o assunto se torne chato, vamos falar sobre ângulos.

Vamos começar pelo fio navalha, ou fio de barbear, que é um fio de 10º a 15º.

Somente conseguimos alcançar esse fio em facas extremamente finas, pois o desbaste para atingir tal angulação deverá seguir o desbaste da faca, se a faca for muito grossa, você terá que desbastar muito para cima (subindo na faca).

Ponto Positivo: Fio Extremamente fino e preciso.

Ponto Negativo:  Facilidade de perder fio muito alta, além da facilidade de quebrar a lâmina se for de um aço muito duro.

O próximo ângulo seria o ângulo de 15º a 20º graus. Essa angulação não deixa de ser baixa, praticamente terá que ser feita com o mesmo processo do ângulo navalha (citado acima).

Se for mais perto dos 20º a afiação não se torna complicada, e qualquer faca de até 3,5mm de dorso, com toda certeza pode adquirir tal angulação.

Pontos positivos e negativos, similares ao Fio de 10º a 15º.

A Angulação mais utilizada, que até na figura está descrito como uso geral, é a angulação de 25º a 35º.

Nesse universo  podemos considerar  de 20º a 25º como a angulação ideal para facas de serviços gerais domésticos. Que seriam, desde facas de cozinha, para fatiar ou picar frutas e legumes até Facas de Churrasco.

Nós da Besteck, particularmente gostamos demais dessa angulação, e procuramos enviar as facas comercializadas nesses padrões.

Por último vem as facas de campo, facões e machadinhas, que são ferramentas de uso mais agressivo, para tanto, precisam de uma Angulação de fio mais robusta, que tenha resistência mecânica de suportar HARD WORK.

Se gostou de nosso artigo, deixe seu comentário abaixo, é muito importante o seu feedback, assim saberemos se estamos indo no caminho certo.

Obrigado.

Besteck – Facas e Equipamentos.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Clique para conversar agora conosco.