Frete grátis em compras acima de R$ 699

DUREZA DAS FACAS ROCKWELL

Você já deve ter ouvido alguém dizer que as facas japonesas são as melhores do mundo, pois conseguem ser afiadas como nenhuma outra. E talvez tenha ouvido falar que as facas alemãs também podem ser muito afiadas e ao mesmo tempo são muito resistentes.

A principal razão disso é que cada fabricante de faca utiliza um aço com uma composição diferente e existe uma busca constante pelo material que permita criar facas ao mesmo tempo muito afiadas e muito duráveis.
Dependendo da composição do aço utilizado, consegue-se atingir diferentes níveis de “dureza”.

Uma maior dureza do aço costuma ser um bom indicador de qualidade. Quanto maior a dureza, maior a tolerância da lâmina da faca para uma amolação que a deixe bem cortante. Mas há um porém: uma lâmina muito dura é mais frágil e pode quebrar facilmente. As facas com lâminas de cerâmica são um exemplo disso: ficam muito afiadas mas quebram na primeira queda, e portanto não compensam seu alto preço.

Dureza é medida através da Escala de Dureza Rockwell (HRC). Quanto maior o índice, mais duro é o aço da faca. Tipicamente, uma boa faca de chef terá uma medida entre 55 e 60. Algumas das mais afiadas facas japonesas têm índices superiores a 60. Já as facas alemãs, como a Wusthof e Henckels, têm índices mais próximos de 55.

A dureza da lâmina é provavelmente a maior diferença entre facas japonesas e alemãs. As facas japonesas são como instrumentos cirúrgicos – duras e afiadas.

Possuir uma faca muito afiada é bom, mas requer uma manipulação cuidadosa pela maior fragilidade. As facas alemãs são menos duras, mas exigem menos manutenção. Sendo assim, se você é uma pessoa muito cuidadosa e tem dinheiro sobrando, uma faca japonesa ( lá do Japão) é sua melhor opção.

Agora se você quer uma faca japonesa com dureza e fio equilibrado, e consequentemente um bom valor. Fale com a Besteck, temos o produto ideal para você.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Clique para conversar agora conosco.