Frete grátis em compras acima de R$ 699

COMO A CHAIRA CERTA TRANSFORMA O FIO DA FACA

Qual a melhor chaira para alinhar o fio da faca ?

Para definir qual Chaira utilizar é necessário verificar se o fio precisa apenas de manutenção ou está cego.

Uma chaira estriada irá realinhar as imperfeições microscópicas do fio da lâmina, portanto pode ser utilizada frequentemente, até mesmo antes ou após todo uso da faca.

Uma Chaira Diamantada ou de Cerâmica irá remover parte do aço da lâmina com o objetivo de criar um novo fio. Ao escolher uma Chaira é ideal que ela tenha o tamanho igual ou maior ao da faca que será utilizada em conjunto.

Mas e aí BESTECK, como utilizo a Chaira?

A maneira mais segura de utilizar uma chaira é apoiando sua ponta.

Com sua mão não-dominante, apoie a ponta da chaira para baixo em uma superfície firme. Pode ser uma tábua de corte.

Com sua mão dominante, segure a faca e encoste-a na chaira. Você deverá começar o movimento sentido calcanhar para a ponta da lâmina, puxando a faca em sua direção e para baixo simultaneamente, como se fosse delicadamente fatiar algo.

Incline a faca de modo que forme um ângulo de 15 a 20 graus entre a faca e a chaira. Se estiver utilizando uma faca oriental (exemplo: Santoku) incline a faca para formar um ângulo de 10 graus.

Suavemente puxe a faca em sua direção enquanto desliza para baixo, terminando com a ponta da faca juntamente com a ponta da chaira. É primordial sempre manter o ângulo correto durante os movimentos.

Uma faca afiada demanda 2-3 repetições, enquanto uma faca mais cega demanda mais repetições para aprimorar o fio. Faça o mesmo movimento com o outro lado da faca para finalizar.

Após utilizar a chaira é importante limpar a faca para remover qualquer excesso de limalha que pode fica na lâmina.

Chairas Estriadas

Para garantir facas sempre bem afiadas é indispensável o uso da chaira regularmente.

Ao longo dos anos, é comum a lâmina das facas perder o fio. A chaira permite uma manutenção através da remoção das imperfeições microscópicas (não é possível enxergar a olho nu), o que irá diminuir o tempo entre as afiações com maior desbaste (através de pedras ou chairas diamantadas e de cerâmica).

Mas… chegará a um exato momento em que a Chaira não alinhará ou “devolverá o fio da sua faca’’, nesse momento será necessário refazer o fio da faca em pedra de afiar.

Se quiser aprender, temos uma aula gratuita em nossa Aba Cursos.

https://besteck.com.br/cursos/

Agora vamos para as Chairas Diamantadas e Chairas de Cerâmica

Quando uma faca está cega, para devolver o fio é necessário a afiação através de uma chaira diamantada ou de cerâmica.

A diferença entre essas chairas e as estriadas, é que essas são altamente abrasivas, provocando um desbaste mais acentuado no aço da lâmina, formando o fio novamente.

Chairas diamantadas produzem um ótimo fio na lâmina quando utilizados corretamente e a parte interna de aço sólido e a superfície coberta com grãos de diamante.

Dependendo do tamanho da Chaira pode conter até 2 milhões de grãos de diamante em sua superfície. Esse modelo de chaira possui uma granulação bastante fina, ideal para garantir um acabamento liso e bastante afiado no fio.

Entretanto, as chairas de cerâmica são um pouco menos abrasivas se comparadas as diamantadas, isso resulta em uma afiação mais delicada, porém com excelente resultado.

E aí, gostou desse Artigo sobre as famosas Chairas?

Bora compartilhar com os amigos, eles merecem né?

Muito obrigado!!!

Equipe Besteck.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Clique para conversar agora conosco.